A onicocriptose (unha encravada) é o resultado da penetração da lâmina ungueal (unha) ou parte dela (espícula) na prega ungueal, causando um rompimento da epiderme, permitindo a migração de bactérias e dando origem a um processo infeccioso.
Quais as causas?
São várias as causas que podem levar a uma unha encravada:
O ideal é procurar um podólogo mensalmente para evitar a unha encravada, e não somente quando ela já está em um processo infeccioso.
A pessoa pode se tratar sozinha?
É difícil a própria pessoa realizar o procedimento, pois é necessário técnica correta e instrumentais adequados. É importante a adesão ao tratamento, pois o paciente deverá seguir regularmente as orientações dadas para um resultado satisfatório.
Qual o tratamento?
Inicialmente o tratamento consiste em eliminar as causas. Quando já se tem um processo infeccioso, são realizados a espiculaectomia (retirada da espícula) e curativos. Após a total cicatrização, é iniciado outro processo, em que passamos a redirecionar o crescimento da lâmina ungueal (unha) através de órteses de correção (aparelhos usados para corrigir o crescimento correto da unha). Item importante no tratamento são as orientações fornecidas, que devem ser claras, objetivas e contínuas.
A educação e as informações corretas se fazem necessárias para a prevenção de uma unha encravada:
- O podólogo não cuida somente da unha encravada, ele também previne para que ela não chegue a tal ponto. Visite regularmente um profissional da área; - Use calçados adequados e confortáveis que comportem adequadamente todo o pé. De preferência, compre seu calçado no final do dia; - Não corte os cantos da unha, o corte reto é o correto; - Use tênis adequado para a atividade física exercida; - Use meias de algodão sem costuras ou do avesso; - Não use macacão de pezinho em bebês, pois podem apertar e prejudicar o crescimento e o formato das lâminas ungueais, já que essas são muito finas e os pezinhos crescem rápido. - Mantenha atualizada a vacina contra tétano.